Porto Belo e Balneário Camboriú proíbem desembarque de passageiros de cruzeiros

Santa Catarina registrou cinco casos do novo coronavírus. Os dois últimos registros ocorreram em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis

Foto: divulgação

Foto: divulgação

O avanço do coronavírus na região Sul do Brasil começa a alterar a rotina das cidades da região. As primeiras decisões para prevenir a circulação do vírus foram anunciadas e tomadas no final de semana. Porto Belo e Balnerio Camboriú, por exemplo, proibiram o desembarque de passageiros de navios de cruzeiros. As escalas estavam previstas para este domingo (15), em Balneário Camboriú, e segunda-feira (16) em Porto Belo.


Santa Catarina registrou cinco casos do novo coronavírus. Os dois últimos registros ocorreram em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis. O governador Carlos Moisés divulgou os novos casos em coletiva de imprensa. Além disso, anúnciou novas medidadas para conter o avanço, entre elas a proibição de visitas íntimas nos presídios catarinenses.


As medidas não se restrigem ao comando do Estado. Na região, várias cidades anunciaram ações. Balneário Camboriú dispensará servidores públicos com mais de 65 anos e também proibiu três escalas de navios, uma delas ocorreria neste domingo. Na rede municipal de ensino, o comparecimento às aulas será facultativo.


Em Camboriú, o prefeito Elcio Rogério Kuhnen suspendeu as atividades de comemoração aos 136 anos do município. A medida com mais impacto é a proibição de realização de eventos com grande público, o que inviabiliza o tradicional evento dos Gideões Missionários, que ano passado recebeu, inclusive, o presidente Jair Bolsonaro.


Em Itapema, a prefeita Nilza Simas optou por manter as aulas na rede municipal de ensino, mas interrompeu todas as atividades envolvendo a terceira idade. O mesmo ocorre em Porto Belo. A cidade sofre efeitos diretos na economia. Neste domingo, por exemplo, houve o cancelamento do evento Som & Sol, que reúne diversos segmentos da economia criativa. Nesta segunda(16), os comerciantes serão afetados novamente, já que a escala de navio prevista foi cancelada.


Em Bombinhas, a programação de aniversário da cidade sofreu alteraçães. A apresentação da Camerata de Florianópolis que seria no próximo dia 20, foi cancelada, podendo ser transferida para uma outra data.O Festival de Embarcação, deste domingo, será realizado por ser em lugar aberto, sem muita aglomeração.


Itajaí receberá 400 passageiros de navio de cruzeiros


A Anvisa autorizou a atracação do MSC Sinfonia no porto de Itajaí. A parada foi autorizada já que não há casos suspeitos no navio e para desembarque de 400 pessoas que haviam subido em Itajaí no sábado (7). O transatlântico deverá deixar a cidade no final da tarde.