Conselho de Segurança homenageia policial militar herói que salvou homem de ataque de abelhas

A reunião, a última de 2019, foi realizada na noite de ontem (12), na sede da Associação dos Moradores Recanto do Parque, a AMORP, no Rio Vermelho

Conselho de Segurança homenageia policial militar herói que salvou homem de ataque de abelhas

O Portal Norte da Ilha acompanhou mais um importante evento comunitário. Desta vez foi a reunião do CONSEG, o Conselho de Segurança 46, presidido por Alberto Neves.

A reunião, a última de 2019, foi realizada na noite de ontem (12), na sede da Associação dos Moradores Recanto do Parque, a AMORP, no Rio Vermelho. O encontro contou com a presença do Comandante do 21º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Sinval, que reforçou a importância da parceria com a comunidade em projetos como o Vizinho Solidário, rede que integra Associações de Moradores, Conseg, e PM. O comandante voltou a dizer que a região terá reforço no policiamento com o início da Operação Verão, e que, mesmo com a estrutura atual, a PM realiza um trabalho contundente. "Somente em Ingleses e Rio Vermelho prendemos, recentemente, cerca de 40 criminosos envolvidos com o tráfico", disse.

Também esteve presente o vereador Marcelo da Intendência (PP). Alberto Neves lembrou o trabalho do vereador ao encaminhar ao legislativo um projeto que partiu do Conseg. A lei trata da obrigatoriedade das escolas terem uma equipe de brigadistas treinada. Professores, diretores, e alunos irão participar de simulações para evacuações em situações de emergência. Segundo Alberto, as escolas vão iniciar a implantação de catracas, que irão ajudar no controle de acesso, mas ao mesmo tempo, em situações de emergência, criarão uma barreira para saída em massa. "Esse projeto foi apresentado em março e agora aprovado pela Câmara, só falta agora ser sancionado pelo prefeito. Surgiu das nossas conversas e discussões do Conseg", lembrou Neves.

Alberto ainda apresentou o projeto de apoio a Polícia Militar que será desenvolvido em parceria com o Lions e os comerciantes de Ingleses. A intenção é criar uma rede de apoio para os policiais que irão atuar no bairro durante a temporada.

O presidente da Associação de Moradores do Rio Vermelho (AMORV), João Bericó, solicitou apoio do Conseg, e do vereador Marcelo, para convocar audiência com o comando da PM para reivindicar a implantação de câmeras de segurança na Praia do Moçambique. O líder comunitário reclamou da falta destes dispositivos para monitorar o local e coibir ações criminosas. "Ou colocam câmeras lá, ou teremos que fechar a praia como protesto".

Inovação

O CEO da empresa Urbani, Rubem Henrique, apresentou o projeto dos Totens, equipados com câmeras de segurança, que estão sendo instaladas em Florianópolis. Um deles já está em testes no centrinho de Ingleses e outros três em funcionamento em Jurerê. Os totens contam com câmeras 360 graus, wi-fi e interfone.

Homenagens

A AMORV fez a entrega de um certificado de reconhecimento ao soldado Cristiano Manoel dos Santos, o policial militar que arriscou a própria vida para resgatar um homem atacado por um enxame de abelhas em Ingleses. O PM está há três anos na corporação. O certificado foi entregue por Alex Caetano, vice-presidente.

O soldado herói também foi homenageado pelo Conseg com uma nota de louvou, ele recebeu uma placa assinada pelos quatro conselhos do Norte da Ilha.