Dois lobos marinhos são soltos em praia do Norte da Ilha

Foto: divulgação R3 Animal

Foto: divulgação R3 Animal

Dois lobos-marinhos-do-Sul (Arctocephalus australis) foram liberados na manhã desta quarta-feira, 30, na Praia do Moçambique, em Florianópolis. Os dois pinípedes juvenis estavam sob os cuidados da R3 Animal e foram reabilitados no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal), através do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).


Os dois lobos foram resgatados pela equipe do PMP-BS junto à Udesc/Laguna, nos dias 6 e 7 de agosto, em diferentes praias daquela região. Ambos foram estabilizados e trazidos para o CePRAM, um no dia 10 e outro no dia 12, para serem reabilitados. Eles receberam um brinco de marcação com os números 014 e 015, respectivamente.


Os animais, uma fêmea e um macho, passaram por um longo período de reabilitação. E, para serem soltos, realizaram exames complementares para verificar se estavam saudáveis e se não entraram em contato com algum patógeno de animais domésticos que pudesse ser levado e colocar a colônia em risco.

"Durante o processo de reabilitação, os lobos-marinhos eram vizinhos de recinto. Com a passar do tempo, os dois começaram a interagir um com o outro. Como eles ficaram aptos para soltura ao mesmo tempo, optamos em soltá-los juntos", informa a médica veterinária Marzia Antonelli.


Nesta época do ano é comum que animais desta espécie sejam avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e buscam costões rochosos e faixas de areia para descanso.


#PORTALNORTEDAILHA