Operação Fio Desencapado prende dois no Norte da Ilha por receptação de fios furtados

Três pessoas foram presas pela força-tarefa. Autuações também foram emitidas.

Operação Fio Desencapado prende dois no Norte da Ilha por receptação de fios furtados

A Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Florianópolis, em conjunto com forças policiais da Capital e órgãos da administração municipal, coordenou na manhã desta terça-feira, 25 de maio, de mais uma edição da Operação Fio Desencapado, que visa fiscalizar ferros velhos e combater o crime de receptação de itens provenientes de furto, como cabos de comunicação, fios, placas de sinalização de trânsito, hidrômetros, peças de arte, esculturas, entre outras.


A ação das equipes focou na fiscalização da regularidade destes comércios em relação às questões ambientais, saúde pública e alvarás de funcionamento. Cerca de 250 profissionais, entre agentes de polícia e fiscais, foram divididos em sete equipes interinstitucionais para fiscalizar os pontos mapeados previamente, na região Continental e Ilha.


Participaram da operação: Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Superintendência de Serviços Públicos (Susp), Vigilância Sanitária do município (Visa), Floram, Secretaria do Meio Ambiente, e do Continente, Polícias Militar e Ambiental, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Celesc.


"Nosso objetivo com mais esta ação, é intensificar o combate à compra irregular deste material, que é ponto central desse tipo de dinâmica criminal, que é a receptação de itens furtados. Sem dúvida, o envolvimento e concentração de todas as forças policiais do Estado e município e das equipes de fiscalizações da prefeitura de Florianópolis, é a ferramenta que permite trazer resultados efetivos para nossas ações", explica o Secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes.


Dados parciais da Operação


As equipes seguem realizando a Operação Fio Desencapado mas já disponibilizaram alguns dados.

No Monte Cristo, a Floram emitiu dois autos de infração devido ao exercício de atividade sem licenciamento ambiental. No bairro Estreito e no Carianos um ferro velho foi notificado para apresentar alvará de funcionamento e localização, sob pena de multa, conforme prevê a legislação. Em um local de reciclagem, na região da Vargem Grande, um proprietário foi autuado por não apresentar/exibir em local visível ao público, o alvará de funcionamento. No Norte da Ilha, as forças policiais efetuaram ainda, outras duas prisões por receptação de fios provenientes de furto. Os nomes e locais das prisões não foram divulgados pela polícia.


Em um ferro velho no bairro Capoeiras, foram encontrados 700 gramas de fios de cobre de uma operadora de telefonia. A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência e conduziu o proprietário para a Central de Polícia, onde realiza neste momento, os procedimentos cabíveis. O estabelecimento também foi autuado pela Floram por exercer reciclagem, que é uma atividade potencialmente poluidora, sem o devido licenciamento ambiental. A Susp ainda emitiu uma outra multa pela não exposição em local visível ao público, do alvará de funcionamento.





#PORTALNORTEDAILHA