Responsável por evitar despejo de 86 mil toneladas de esgoto em rio dos Ingleses, Trato pelo Capivari está de volta

Programa ambiental foi renovado e já está com equipes no Norte da Ilha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Responsável por evitar o despejo de pelo menos 86.300 toneladas de esgoto no principal manancial dos Ingleses, o Trato Pelo Capivari está de volta. Renovado, o programa de inspeções sanitárias e educação ambiental recomeçou na quinta-feira (24) as vistorias das ligações de esgoto em condomínios, casas e comércios da região.


"No primeiro ano do Trato, fizemos cerca de 10 mil inspeções, com mais de 5 mil famílias regularizadas, interrompendo centenas de ligações clandestinas que poluíam o Rio Capivari e a praia", relata o engenheiro Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da Casan. "Mesmo com bons resultados, a renovação é essencial porque não seria possível em apenas um ano cobrir inteiramente um bairro do porte de Ingleses".


Na semana passada, as equipes técnicas do Trato Pelo Capivari passaram por novo processo de capacitação e deram início à entrega de comunicados aos moradores, porta a porta, solicitando o agendamento das inspeções, que são gratuitas.


Nessa retomada, o programa terá como foco inicial os imóveis da região central de Ingleses – recorte que abrange vias importantes do bairro, como SC-403, Rua Intendente João Nunes Vieira, Rua do Marisco e a Gaivotas, além das transversais. A expansão geográfica será progressiva e abarcará áreas com e sem rede de esgoto instalada.


Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a execução do Trato Pelo Capivari está novamente a cargo da ECHOA Engenharia, empresa vencedora da licitação, responsável pelo primeiro ano do programa em Ingleses e com anos de experiência à frente do Floripa Se Liga Na Rede.


O engenheiro sanitarista e ambiental Vinicius Ragghianti, da ECHOA, ressalta que o Trato só deu certo porque envolveu a comunidade, conceito que será repetido. "Todas as iniciativas conjuntas com os moradores e entidades representativas do bairro serão replicadas, como por exemplo o canal de denúncias, um pedido da comunidade", diz Ragghianti. "Paralelamente aos serviços de inspeção, o Trato Pelo Capivari conta com uma frente de trabalho voltada exclusivamente à educação ambiental", lembra o engenheiro.


A sede do Trato Pelo Capivari está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 99123-1223 (WhatsApp).