A história dos treinadores estrangeiros no futebol brasileiro

Arte Cene Produtora de Conteúdo

Arte Cene Produtora de Conteúdo

Não é de hoje que treinadores estrangeiros comandam equipes brasileiras. O futebol Brasil já acompanhou, ao longo das décadas, o trabalho de muitos técnicos "gringos", a exemplo de Dori Kürschner, Ondino Vieira, Bela Guttmann, que por aqui passaram entre as décadas de 1930 e 1950. nos anos 1960, Filpo Núñez mandou as cartas comandando a "Academia" do Palmeiras.

Durante décadas, contudo, foi bem difícil que um estrangeiro fosse contratado por estas bandas. Apesar de Ricardo Gareca e Passarella, as aparições estrangeiras comandando clubes brasileiros, de fato, era incomum. Aos poucos este quadro foi mudando e, mais recentemente, os técnicos estrangeiros têm sido a preferência dos clubes "brazucas".

A partir da chegada de Jorge Jesus ao Flamengo em 2019, e todo o seu sucesso à frente do clube da Gávea, instalou-se uma tendência na contratação de treinadores estrangeiros. Mais recentemente, as conquistas do português Abel Ferreira no Palmeiras, consolidaram a ideia de que os "gringos" teriam algo a mais para oferecer. A temporada 2022 contará com nove "gringos" à frente de gigantes da série A. Isso é quase metade dos treinadores, um recorde!

O argentino Antonio Mohamed, apelidado como "Turco Mohamed", é desde o início desta temporada, o mais novo treinador do Atlético/MG. Sua tarefa? Manter o Galo no topo, depois da tríplice coroa (brasileirão, copa do Brasil e estadual) no ano passado.

À frente do Botafogo carioca, está Luís Castro, português que fez um ótimo trabalho no Futebol Clube do Porto, e espera, apesar da derrota para o Corinthians na estreia do brasileirão, devolver o Glorioso ao lugar mais alto do campeonato.

Vítor Pereira, outro português, está no comando do Corinthians. Pereira fez bons trabalhos no Porto, no Olympiacos da Grécia) e Shanghai SIPG da China. Antes de chegar ao Corinthians estava no Fenerbahçe, da Turquia.

No Coritiba temos Gustavo Morínigo. O paraguaio comanda o Coxa desde 2021, e começou seu trabalho muito bem, pois conseguiu o acesso para a série A.

Paulo Sousa é mais um português a desembarcar em terras brasileiras. Paulo Sousa deixou o comando da seleção portuguesa para atuar frente ao Flamengo. A missão não é das mais fáceis, já que alguns atletas parecem saturados do dia a dia na Gávea.

Um dos trabalhos mais aplaudidos da temporada passada no Brasil, foi o de Juan Vojvoda. O argentino conseguiu o feito inédito de levar o Fortaleza à Libertadores da América. Para 2022, promete ainda mais.

Alexander Medina chegou ao Internacional de Porto Alegre, agora em 2022, credenciado pelo ótimo trabalho feito no Talleres de Córdoba, da Argentina. O uruguaio já balançou no cargo e viu como é a cultura brasileira com relação aos resultados imediatos.

Abel Ferreira dispensa comentários. O português chegou ao Palestra em 2020 e parece que não sai tão cedo. Duas Libertadores, uma Copa do Brasil e um campeonato paulista, o credenciam como um dos melhores treinadores em atividade no Brasil.

O argentino, Fabián Bustos chegou ao Santos para um verdadeiro resgate, depois um brasileirão brigando durante muito tempo contra o rebaixamento, e o mesmo acontecendo no Paulistão, sua missão é dar ao time da Vila um padrão de jogo que o conduza de volta às conquistas.

Pois bem, torcedor, a legião estrangeira está no comando, sucesso a todos!