Força-tarefa de apoio a pessoas em situação de rua da Capital avalia os cinco anos de atuação

Liderada pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital e formada por quase 20 organizações da sociedade civil e do poder público, a Força-Tarefa Defesa, Orientação e Apoio às Pessoas em Situação de Rua (DOA) identifica quem vive nas ruas da Capital e busca as soluções para cada caso.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Em um encontro marcado pela comemoração dos cinco primeiros anos de atividade e pela reflexão sobre os novos desafios para acolher a população de rua, a 30ª Promotoria de Justiça da Capital recebeu os demais integrantes da força-tarefa Defesa, Orientação e Apoio às Pessoas em Situação de Rua (DOA) no auditório da sede do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta segunda-feira (18/4).

Desde que foi criada, a força-tarefa empreendeu mais de 1 mil operações de campo para identificar as pessoas que viviam nas ruas de Florianópolis, avaliar cada caso e encaminhá-las à solução mais adequada à sua situação. Somente este ano, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, mais de 500 pessoas foram atendidas.

Para o Promotor de Justiça Daniel Paladino, o resultado da força-tarefa vai além dos números e deve ser avaliado pelo salto de qualidade na forma como o problema passou a ser abordado, tanto pelo poder público quanto pela sociedade.

"Em apenas cinco anos da existência desse grupo, nós já conquistamos tantos resultados e o que é mais importante, envolvendo toda a sociedade civil através dos Conselhos de Segurança, da associações de bairro, órgãos governamentais, poder público - das esferas municipal, estadual e federal - que está dando esse choque de dignidade e de humanidade nessa população de rua", avalia Paladino.

O Prefeito Municipal de Florianópolis, Topázio Neto, comparou a abordagem adotada pela força-tarefa, na Capital, com a forma como a questão da população em situação de rua é tratada em outros grandes centros, como em São Francisco (EUA), onde, segundo ele, é muito grande o número de pessoas que vivem nas ruas, e em São Paulo. Para o Prefeito, a ação da Força-Tarefa DOU evitou que o problema em Florianópolis atingisse as mesmas dimensões, proporcionalmente, e ainda apontou novos caminhos em busca de soluções mais humanas e individualizadas.

Post

"Nós temos que entender quem é essa pessoa, quem é essa 'persona', que hoje a gente chama genericamente de pessoa em situação de rua, e tentar dar a ele uma solução - e nós temos diversas soluções que precisam ser dadas", apontou Neto.

Também falaram na comemoração e balanço dos cinco anos da força-tarefa DOU, o Presidente do Conselho de Segurança do Centro de Florianópolis, Rodrigo Marques, o Delegado de Polícia da Delegacia de de pessoas Desaparecidas, Wanderlei Redondo, o Secretário Municipal de Segurança Pública, Cel. PM da Reserva Carlos Alberto de Araújo Gomes, O Comandante-Geral da PM, Cel. Marcelo Pontes e a Secretária Municipal de Assistência-Social Maria Cláudia Goulart.

Como parte do balanço das atividades da força-tarefa tamb´me foram apresentados vídeos e fotos das operações e depoimentos de pessoas atendidas e encaminhadas pelo serviço.

O balanço completo pode ser assistido na íntegra neste link, disponível no canal do MPSC no YouTube.

Veja as organizações que compõem a Força-tarefa DOU

- 30ª Promotoria de Justiça da Capital (MPSC)

- Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis;

- Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis;

- Secretaria Municipal de Segurança Pública de Florianópolis;

- Consultório de Rua, Polícia Civil, Polícia Militar;

- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL);

- Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis;

- Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CENTRO - POP);

- Comissão dos Direitos Humanos da OAB/SC;

- Sociedade Civil organizada;

- Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP);

- Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Centro;

- Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Coqueiros;

- Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas/SC (DPPD);

- Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA);

- Guarda Municipal de Florianópolis (GMF);

- Observatórios Sociais;

- Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).