Fiscalização lacra nove ligações de esgoto próximo à nascente de rio em Ingleses

Todos os lacres foram feitos na Servidão Netuno, nas proximidades de uma das nascentes do Rio Capivari.

Todos os lacres foram feitos na Servidão Netuno - Foto Divulgação

Todos os lacres foram feitos na Servidão Netuno - Foto Divulgação

A equipe do programa Trato Pelo Capivari começou a semana efetuando 9 lacres de ligações irregulares de esgoto no bairro dos Ingleses, em ação realizada na manhã desta segunda-feira (03/02).

Todos os lacres foram feitos na Servidão Netuno, nas proximidades de uma das nascentes do Rio Capivari. Resultado de inspeções do programa, que detectaram previamente cada irregularidade, e de denúncias da população, cinco casas e um condomínio -- este sofreu 4 lacres -- apresentavam esgoto ligado à rede pluvial, crime ambiental que está se mostrando bastante recorrente no bairro do Norte da Ilha.

Houve também um caso de extravasamento de fossa, cujos efluentes vazados chegavam até a boca de lobo na calçada. A equipe do Trato que participou da ação relatou cheiro forte de esgoto na servidão. Além do lacre, os proprietários receberam prazo para adequar os sistemas sanitários dos imóveis. Em caso de descumprimento, sofrerão multa de no mínimo R$ 5.000,00.

O lacre faz cessar imediatamente a poluição causada pela ligação irregular: esgoto conectado ilegalmente na rede de drenagem pluvial é despejado, junto com a água da chuva, em fluxos de água próximos -- como o Rio Capivari, que percorre os Ingleses e vai desaguar no mar. Após a interrupção forçada da ligação, os efluentes em pouco tempo começam a voltar para o próprio imóvel, agilizando o processo de regularização por parte do morador.


O programa


Iniciado em dezembro, o Trato Pelo Capivari -- programa realizado pela Casan, com a participação da Prefeitura de Florianópolis -- pretende fazer, ao longo de oito meses, uma varredura nas ligações sanitárias dos Ingleses com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia, empresa responsável pelo Floripa Se Liga Na Rede.


Com inspeções diárias de segunda a sábado, os 22 técnicos do Trato Pelo Capivari atuam em ruas específicas do bairro, passando em cada casa, condomínio e estabelecimento comercial. O programa também atende a denúncias da população em casos suspeitos de esgoto na pluvial e extravasamento de fossa. O telefone para atendimento, recebimento de denúncias e agendamento de inspeções é (48) 99123-1223.

SOMOS O PORTAL NORTE DA ILHA, o seu portal digital de notícias!