Casan executa 25 lacres de esgoto clandestinos nos Ingleses

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: divulgação / Trato

Foto: divulgação / Trato

Em ação conjunta de suas equipes operacionais e de seu programa Trato pelo Capivari, a CASAN lacrou em uma manhã 25 saídas de esgoto em rede de coleta que ainda não está operando.


As ações foram realizadas no Sítio de Baixo, quando as equipes abriram todas as Caixas de Inspeção da região na busca por ligações lançando esgoto clandestinamente nas tubulações que ainda não receberam autorização para conexão dos imóveis. As novas redes fazem parte da ampliação do Sistema de Esgoto Ingleses-Santinho.


Quando o esgoto é lançado clandestinamente em uma rede inativa, ele segue até a parte mais baixa, fazendo com que este ponto extravase e contamine o meio ambiente. Nessa localidade os moradores devem manter seus sistemas individuais de esgoto até que a CASAN autorize a conexão à infraestrutura de coleta e tratamento.


As ações de fiscalização do Trato Pelo Capivari complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.


O objetivo das operações é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves. Para isso, as equipes executam lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.


Trato Pelo Capivari


O programa faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade ambiental do Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro com relação às suas ligações hidrossanitárias. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.


A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).