Centros de Saúde de Florianópolis promovem ações para saúde da mulher

Preventivos, DIUs e tratamento para as alterações da menopausa fazem parte do cotidiano do espaço

Foto: Cristiano Andujar

Foto: Cristiano Andujar

Os Centros de Saúde da Prefeitura de Florianópolis são a porta de entrada para quem quer acessar o Sistema Único de Saúde (SUS). Neles, além de atendimentos, são realizados tratamentos periódicos, fato que muitas vezes é desconhecido pelos moradores da cidade.

Em média, mensalmente são realizados 70 procedimentos nos Centros de Saúde para colocação de DIUs. Anticoncepcionais, camisinhas, gel lubrificante e tratamento para alterações de menopausa também são disponibilizados gratuitamente. Os espaços trabalham para promover autonomia e empoderamento da mulher com ações de planejamento familiar e autocuidado, incentivando a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, além de métodos contraceptivos.

"Trabalhamos para sempre incentivar a constância do atendimento de todos, inclusive das mulheres. É muito importante cuidar da saúde, ir periodicamente e sempre que preciso aos Centros de Saúde", comenta o Secretário de Saúde do Município, Carlos Alberto Justo da Silva.

Para exames, como preventivo, conhecido também como papanicolau, a recomendação é que sejam feitos dos 25 aos 64 anos. As mulheres vivendo com HIV e vida sexual ativa, devem fazer a partir, do momento do diagnóstico. Para os exames de mama é recomentado que sejam feitos acima dos 50 anos, a cada dois anos. Testes rápidos para HIV e sífilis também são disponibilizados nos Centros de Saúde. É possível pegar o teste no local e fazer em casa, fato que estimula a testagem e tratamento adequado.

Acompanhantes Goiania