Moradora encontra cobra coral durante trilha no Norte da Ilha e alerta para o perigo da espécie

Foto: reprodução rede social

Foto: reprodução rede social

Uma moradora do Rio Vermelho caminhava por uma trilha entre a floresta do Parque Estadual do Rio Vermelho, na região da Costa do Moçambique, quando se deparou com uma cobra da espécie coral no caminho.

A coloração típica das cobras corais, com anéis completos em torno do corpo nas cores vermelho, amarelo (ou branco) e preto em arranjos característicos, com os anéis pretos dispostos isoladamente ou em tríades

A moradora desviou da cobra e seguiu o caminho até a praia, mas fez questão de pesquisar sobre a espécie e fez um alerta nas redes socais:

"CUIDADO hoje avistei na floresta de Pinus da praia do Moçambique uma cobra coral, muitas pessoas andam desatentas em meio a essa floresta. Tomem cuidado. Elas são peçonhentas! Seu veneno é muito poderoso, podendo matar um boi de 500 quilos com apenas uma picada".

PICADAS

No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, março a agosto.

Segundo dados do Instituto Butantan, local de pesquisas e estudos de ofídios, a maioria das serpentes brasileiras são de porte médio.

Por isso as partes baixas do corpo são as mais atingidas nas picadas, sendo 70% os pés e pernas, 13% mãos e antebraços e 17% outras áreas.

Para a maior segurança, o Corpo de Bombeiros orienta:

PREVENÇÃO

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso ao avistar uma cobra, não pense duas vezes, desvie do caminho dela, e deixe-a lá.

Além disso, vale também seguir as dicas abaixo:

Use sempre calçado fechado e calças compridas. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras use botas de cano alto ou perneiras para proteger a parte de baixo das pernas;

Preste muita atenção onde coloca as mãos quando for se apoiar para pegar impulso ou até mesmo na hora do descanso;

MAIS SOBRE A COBRA CORAL

As cobras corais são animais de hábitos fossoriais (subterrâneos), habitando principalmente a camada superficial do solo ou sob o folhiço que cobre o chão das matas. Eventualmente, saem à superfície a procura de alimento ou para acasalar.

Elas são peçonhentas e podem ser encontradas em boa parte da América do Sul, incluindo o Brasil, onde ela está presente em todo o território. Seu veneno é muito poderoso, podendo matar um boi de 500 quilos com apenas uma picada.

Seu veneno causa insuficiência respiratória e também bloqueia o sistema neuromuscular. Também existem outros sintomas, como por exemplo, vômitos e visão turva.

Para aplicação do veneno, a cobra coral utiliza suas presas frontais como todas as serpentes do grupo Elapidae. Muitos se confundem acreditando que essa espécie não tem dentes na parte da frente, porém eles existe, apesar de serem muito pequenos. Cobras de outros grupos possuem dentes na parte de trás da boca.

Por fim, vamos falar do seu comprimento, que não é nada assustador. Seu tamanho gira em torno de 17 centímetros, portanto, o veneno e sua coloração são as principais armas contra presas e predadores.

No Brasil, é registrada uma média de 30 mil acidentes ofídicos por ano, sendo a incidência de picadas de cobras peçonhentas maior nessa época do ano, março a agosto.