Atividade sensorial é proposta por professoras da rede municipal em Canasvieras

Foto: reprodução

Foto: reprodução

As professoras Ana Paula Bernardo, Tuane S. Medronha, Patrícia Goncalves, Claudete dos Santos e Hortensia Meyer do Núcleo Educacional Infantil Municipal Stella Maris Corrêa Carneiro em Florianópolis localizado em Canasvieiras, buscaram uma metodologia diferente para ensinar as crianças durante a pandemia, trabalhando com tapetes sensoriais feitos em casa com a ajuda dos pais.

As educadoras pensaram e estudaram diversas possibilidades para transformar as atividades em algo divertido, interessante e prazeroso para os pequenos. Como são crianças dos grupos G1 e G2, com seis meses a um ano e meio de idade, elas elaboraram ideias que incluíssem os familiares.


A atividade tem grande importância ampliando o repertório das crianças e proporcionando o contato com diversos materiais e texturas, graças ao tapete sensorial. O projeto ajuda também no relacionamento entre pais e filhos e na interação das famílias com as professoras, pois os responsáveis participam diretamente da proposta pedagógica. Os pais enviaram também diversos vídeos das crianças realizando as tarefas e mostrando como está dando certo o projeto.


Em casa, cada professora grava um vídeo explicando de forma didática o processo de como fazer o Tapete Sensorial, mostrando passo a passo da criação, auxiliando os estudantes.


Cada professora tem um grupo com os familiares para se comunicar sobre os projetos e atividades.


Os vídeos são postados no Portal Educacional do Neim, disponibilizado pela Prefeitura de Florianópolis e no Facebook da unidade.