Argentina envia apenas três policiais para auxiliar na Operação Verão em Canasvieiras

Os policiais chegaram na quinta-feira (02) em Santa Catarina e nesta sexta-feira visitam as instituições da segurança pública catarinense

Argentina envia apenas três policiais para auxiliar na Operação Verão em Canasvieiras

A Polícia Civil recepcionou nesta sexta-feira (03) os policiais argentinos que atuarão em apoio e auxílio na Operação Verão Santa Catarina 2019/2020. Serão três policiais da Província de Misiones, na Argentina, que ficarão no Estado até o fim da alta temporada para auxílio em ocorrências e atendimentos que envolvam turistas argentinos. A ação já acontece há vários anos por meio de um acordo de cooperação entre o Governo de Santa Catarina e a Província de Misiones.

Os policiais chegaram na quinta-feira (02) em Santa Catarina e nesta sexta-feira visitam as instituições da segurança pública catarinense. Os policiais atuarão em conjunto com integrantes da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, em Florianópolis, Balneário Camboriú e litoral catarinense em geral (cada corporação terá um policial argentino à disposição).

Na recepção na Delegacia Geral, a Delegada Geral-Adjunta, Ester Coelho, deu as boas-vindas ao grupo e colocou a instituição policial à disposição deles – também receberam uma camiseta da Polícia Civil. "Esta troca de experiências é muito importante ao Estado, ajuda aos turistas e também a nós policiais", destacou.

Além dos três policiais argentinos, dois colegas superiores estão no Estado para acompanhar a chegada dos colegas. O capitão Luis Flores, da Província de Misiones, afirmou que além de atuarem como observadores, os policiais argentinos atuam na prática em conjunto no litoral com os policiais brasileiros e o Consulado da Argentina durante atendimentos com os policiais relacionados à comunicação, crimes, acidentes de trânsito, questões de saúde e deslocamentos necessários. "Esta parceria com Santa Catarina é muito bem vista pelo governo Argentino e no nosso País, pois a cada ano a colaboração existe e o trabalho vem crescendo", afirma Flores.

Também participaram da recepção na Delegacia Geral o delegado chefe de gabinete, Mário Martins, a delegada assessora Giovanna Depizzolatti e os agentes da Polícia Civil que atuam na Operação Verão, Rodrigo Forte e Renata Oro.