Trato Pelo Capivari lacra dez ligações de esgoto clandestinas em uma única servidão de Ingleses

Programa flagra casos de esgoto lançado em córrego do bairro do Norte da Ilha; próxima ação especial está marcada para esta quarta-feira (11)

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

Fotos: Tito Pereira/Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental em Ingleses, lacrou, em ação especial de fiscalização, dez tubulações de esgoto clandestinas em uma única servidão do bairro do Norte da Ilha.


Acompanhado de fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária, o programa da Casan, realizado em parceria com Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, fiscalizou, na última sexta-feira (6), casas e condomínios localizados nas servidões Vista do Mar e Valdevino Marques da Natividade.


Na primeira delas, a equipe flagrou casos de esgoto conectado à rede pluvial, considerado crime ambiental, extravasamento a céu aberto e efluentes lançados em terrenos vizinhos e diretamente em um córrego nas proximidades.


Ao todo, dez tubulações foram lacradas pelo programa – o que interrompe na hora o lançamento irregular e força a correção das irregularidades – somente nesta operação. Um condomínio no qual todos os pontos hidráulicos despejavam esgoto no córrego sofreu seis lacres.


Além dessas medidas, a Vigilância Sanitária intimou seis proprietários na mesma servidão para que regularizem seus imóveis em até 30 dias.


Em complemento às atividades diárias de inspeção, o Trato Pelo Capivari organiza, ao menos uma vez por semana, operações em parceria com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária para verificar denúncias da população e imóveis já tidos como irregulares.


No primeiro ano de programa, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações. A próxima operação está marcada para a manhã desta quarta-feira (11).

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.


A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).