Somente na operação desta quinta-feira (23) foram sete lacres efetuados pelo programa; dois proprietários receberam multa por crime ambiental
O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental, lacrou onze tubulações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante duas ações especiais de fiscalização realizadas nesta semana.
Somente na operação desta quinta-feira (23), a equipe do Trato, acompanhada de fiscal da Vigilância Sanitária, efetuou sete lacres – o que interrompe na hora o lançamento irregular e força a correção das irregularidades – em casos de esgoto ligado à rede pluvial e extravasamento a céu aberto.
Um prédio na Rua Graciliano Manoel Gomes, flagrado com extravasor de fossa conectado à drenagem, além de ter a tubulação lacrada, será multado por crime ambiental. Os demais seis lacres dessa ação foram efetuados em condomínios localizados nas ruas Rosa Ana da Conceição e Maria Conceição e na Serv. Juvêncio Caetano Marques.
O Trato Pelo Capivari – programa realizado pela Casan, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), e executado pela ECHOA Engenharia – também foi a campo em operação especial, esta em parceria com a Floram, na manhã de quarta-feira (22).
Dos seis imóveis fiscalizados, quatro tiveram tubulação clandestina lacrada – três na Travessa Lua Nova e um na Rod. João Gualberto Soares, uma das principais vias de Ingleses – e um foi multado por crime ambiental.
Em complemento às atividades diárias de inspeção e aos trabalhos de educação ambiental e mobilização social, o Trato Pelo Capivari organiza, ao menos uma vez por semana, operações especiais de fiscalização para verificar denúncias da população e imóveis já tidos como irregulares em Ingleses.
No primeiro ano de programa, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações.
O programa
O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.
A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).