Rio Vermelho e Canasvieiras são os bairros do Norte da Ilha com mais focos do mosquito da dengue

Prefeitura de Florianópolis finaliza ação contra dengue na Costa da Lagoa sem encontrar nenhum foco do mosquito

Foto: divulgação / PMF

Foto: divulgação / PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, finalizou a ação de identificação e controle de focos do Aedes aegypti na Costa da Lagoa na última semana. Nenhum foco do mosquito vetor da dengue foi encontrado ao longo das atividades.

A atuação do Centro de Controle de Zoonoses durou três semanas no bairro com monitoramento de pontos estratégicos e armadilhas.

Atualmente, Centro, Rio Vermelho, Capoeiras, Itacorubi e Canasvieiras são os bairros com mais focos do mosquito da dengue.

Os focos podem ser encontrados em vários depósitos. As bromélias já contabilizam 5% dos focos e ocupam o 4° lugar nas amostras coletadas. Depois dela, estão depósitos móveis (vasos, pratos e bebedouros de animais), fixos (ralos, fontes e piscinas) e lixo. As porcentagens estão bem próximas, já que o lixo, líder nas estatísticas, representa 8% dos focos.

No momento, as equipes técnicas estão trabalhando no Jardim Atlântico, Agronômica e Canasvieiras. A administração municipal reforça que os cuidados contra o avanço da dengue devem seguir. Para isso, a população não deve deixar nenhum acúmulo de água por mais de cinco dias em qualquer depósito.