Aquífero Ingleses: um patrimônio natural ameaçado? Confira a coluna de Moacir Oliveira

Toda segunda-feira tem a coluna de Moacir Oliveira no Portal Norte da Ilha

Aquífero Ingleses: um patrimônio natural ameaçado? Confira a coluna de Moacir Oliveira

Muita gente desconhece, mas o Norte da Ilha não é abastecido nem pelo rio Capivari, nem pelo rio Ingleses, nem por qualquer outro rio. A água que chega às torneiras é proveniente do Aquífero Ingleses.

Trata-se de uma grande reserva de água subterrânea com um volume estimado em 286 bilhões de litros, abrangendo o subsolo dos bairros Ingleses, Santinho, Rio Vermelho e Barra da Lagoa, incluindo também toda a extensão do Parque Estadual do Rio Vermelho.

PREOCUPAÇÃO

Nosso leitor Vânio Ferreira alertou para a preservação do aquífero e questionou o que está sendo feito blindar este patrimônio natural de uma possível salinização, fato que geraria o desabastecimento da região e um verdadeiro caos.

Achando pertinente a abordagem do tema, mantive contato com a assessoria da Casan, atual detentora da concessão para o abastecimento em Florianópolis.


O QUE DIZ A CASAN

Em nota a empresa informou: "Sobre o Aquífero dos Ingleses, não há qualquer perigo de salinização. Esse Aquífero é monitorado por uma rede de piezômetros (poços de monitoramento) na linha de praia, Santinho, Ingleses e Moçambique, com coletas e análises mensais de cloreto a fim de verificar a intrusão de cunha salina."

A Casan diz que está tudo bem, mas quem garante? Ela mesma?!

A empresa tem a obrigação de proteger este tesouro para, mais adiante, não sugerir outra fonte para abastecimento que exigiria milhões de reais em investimentos, negócio interessante para muitos, não?

O leitor está certo, temos que ficar de olho!

FALANDO NISSO...

Nos últimos oito dias de trabalho nos Ingleses, a equipe do Trato Pelo Capivari flagrou 23 imóveis, dentre 61 inspecionados (38%), jogando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial. Para cessar o problema, lacres começaram a ser efetuados nesta sexta-feira (24/01), com duas ligações irregulares interrompidas pela equipe do programa. Os demais casos passarão pelo mesmo procedimento durante esta semana.

FATO HISTÓRICO

Esta segunda-feira (27) marcou a passagem do primeiro ônibus pela estrutura da Ponte Hercílio Luz, após quase três décadas de interdição para veículos. Espera-se que a imobilidade recue com esta alternativa.

"Este foi mais um marco na história da cidade de Florianópolis. O momento é de reencontro com a própria cidade e devolução dos espaços urbanos para as pessoas", comentou o Prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

ACABA LOGO COM ISSO

Um dos posts mais lidos no Portal Norte da Ilha nos últimos dias foi o que mostrou o prefeito Gean Loureiro curtindo a praia com a família. Até aí nada demais. A questão é que a foto do Instragram do prefeito gerou muitos comentários sugerindo que o chefe do executivo fizesse o mesmo na Beira Mar, isto porque a própria prefeitura divulgou, enfaticamente, que os três pontos analisados estão próprios para banho.

Se está tudo nos conformes e sem coliformes, por que não um mergulho para acabar com as dúvidas?


Sou Moacir Oliveira e você pode interagir comigo nos seguintes canais: [email protected] e me acompanhar nas redes sociais @moaciroliveira_tv no insta e no twitter @moaciroliveira