Leão marinho de quase 350 quilos encalha sem vida em praia do Norte da Ilha

Fotos: R3 Animal

Fotos: R3 Animal

O resultado do exame de necropsia demonstrou que o leão-marinho (Otaria flavescens) que encalhou morto na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira, 13, tinha uma pneumonia supurativa gravíssima.


Segundo o médico-veterinário Sandro Sandri, a doença aparentava ser antiga. "A pneumonia tinha tomado o pulmão e muito provavelmente tenha sido a causa do óbito", avalia Sandro.


O animal não tinha nenhum sinal de interação antrópica, interna ou externa. "O interessante é que não havia conteúdo intestinal algum. O que sugere que o leão-marinho estava sem se alimentar há vários dias".


Encalhe


O leão-marinho encalhou sem vida no início da manhã na Lagoinha do Norte, Norte da Ilha em Florianópolis. Pescadores acionaram a R3 Animal por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e uma equipe transportou o animal até o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde ele passou pelo exame necroscópico.


O mamífero marinho era um macho adulto, media 2,74 metros e pesava 348 quilos e estava avançado estágio de decomposição.


Desde 2019, a R3 Animal monitora um grupo de leões-marinhos que utiliza um costão rochoso na Ilha de Santa Catarina como descanso. Entretanto, durante o outono/inverno, animais dessa espécie podem ser avistados em nossa região. Eles saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam em nossas praias em busca de alimento e descanso.


Vivem entre 18 e 20 anos na natureza, as fêmeas podem atingir o tamanho de 2,20 metros e pesar 150 quilos, enquanto os machos, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos.


No Rio Grande do Sul existem dois locais onde são encontrados leões-marinhos e lobos-marinhos, que são os Refúgios de Vida Silvestre (REVIS), um situado na cidade de São José do Norte, o REVIS do Molhe Leste, e outro na cidade de Torres, o REVIS da Ilha dos Lobos. #PMPBS


Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341. Sua ajuda é fundamental para salvar vidas!