Com mais da metade dos pontos impróprios para banho, Prefeitura de Florianópolis questiona método de análise da água

O Portal Norte da Ilha é o Portal de Notícias líder da região

Foto: Ricardo Weg

Foto: Ricardo Weg

Confira a nota da Prefeitura de Florianópolis na íntegra:

"Em relação ao saneamento de Florianópolis, são realizadas operações de fiscalização de esgoto semanalmente. As ligações irregulares de esgoto são identificadas pelo município através da Blitz Sanear e direcionadas para que os moradores realizem a regularização.

Ações referentes à obras estruturantes como instalação de redes de esgoto e estação de tratamento são de responsabilidade da Casan, que tem a obrigatoriedade de realizar manutenção e adequada operação. O Município notificou no início de dezembro a concessionária em relação aos investimentos de saneamento em Florianópolis, e segue cobrando para que a mesma atinja as metas contratuais de saneamento na Capital.

É importante também ressaltar que o IMA é a única entidade pública que faz as análises de Balneabilidade em Santa Catarina. A Prefeitura não questiona o trabalho realizado pelo IMA, no entanto, há de se avaliar que a Metodologia de análise utilizada poderia sim ser aperfeiçoada.

Temos apenas uma coleta por semana nos pontos analisados, o que torna o modelo pouco preciso. Países como Estados Unidos e Austrália fazem análises três vezes por dia, ajudando a construir uma fotografia muito mais precisa sobre os padrões de balneabilidade das praias.

As análises do IMA ainda estão representando um período de chuvas intensas, o que, já é sabido, prejudica a balneabilidade de praias do mundo todo. As orientações dos órgãos ambientais brasileiros, e até internacionais, são para que a população não entre no mar por pelo menos 48 horas após as chuvas que confirmam fortes impactos na balneabilidade".

Acompanhantes Goiania