Psicóloga: "Nesse momento a ansiedade é parte da vida de todos nós. Ela será nossa companheira."

À pedido do Portal Norte da Ilha, a psicóloga Raquel Passos escreveu artigo sobre este período de quarentena que estamos vivenciando.

Psicóloga: "Nesse momento a ansiedade é parte da vida de todos nós. Ela será nossa companheira."

"Nesse momento a ansiedade é parte da vida de todos nós. Ela será nossa companheira de quarentena.

Estamos vivendo uma situação que até então era algo muito distante, algo que jamais imaginamos passar. A preocupação, o medo, a angústia, são sentimentos esperados e naturais diante de algo real como o coronavírus e suas consequências.

Nas redes sociais acompanhamos muitas pessoas divulgando dicas de como tornar esse momento de quarentena algo menos pesado e desconfortável.

Fazer uma lista de tarefas diárias como arrumar uma gaveta, fazer um curso online, treinar, ler um livro, ligar para aquele amigo que você não fala faz tempo, fazer uma receita nova, entre tantas outras que podemos pensar com criatividade, nos ajudam a ocupar nosso tempo de forma mais saudável.

Mas é importante a gente pensar que estamos vivendo uma pandemia, vivendo com as emoções à flor da pele de uma hora para outra.

Não é o momento de se cobrar, de se sentir obrigado a fazer as atividades que listou, de ter um ótimo desempenho profissional, de se concentrar naquela leitura... o externo se ajeita, cuide do que está aí dentro agora. Sinta o que esse momento causa em você sem a preocupação de ser obrigado a aproveitar o tempo que está em casa. Você terá tempo pra isso! Não precisa ser agora.

Primeiro fique bem, se fortaleça, se proteja e perceba que você pode sentir o que está sentindo.

Assim você deixa a ansiedade fazer o papel dela, o medo faz parte, o desespero não precisa fazer.

Acredite! Você já está fazendo um ótimo trabalho ficando em casa! Agora cuide da sua saúde mental, depois aos pouquinhos, pegue a listinha e ocupe seu tempo com coisas boas!"

Raquel Passos

Psicóloga

CRP 12/15324