Comcap vai restabelecer coleta seletiva em boa parte da cidade, retorno incluiu Norte da Ilha

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em esforço para restabelecer a seletiva e a cadeia da reciclagem afetada pela pandemia da Covid-19, a Comcap apresenta alterações temporárias no sistema de coleta de lixo de Florianópolis.

Para viabilizar a retomada, informa o presidente da Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap, Lucas Arruda, a principal condição foi substituir por um dia de seletiva (recicláveis) onde a coleta convencional (rejeito) é feita seis vezes por semana.

A partir de 24 de maio, a Comcap restabelecerá boa parte da coleta seletiva na Capital. Na primeira fase, em 28 de abril, foi retomada a coleta de materiais recicláveis no Centro. Nessa segunda etapa, serão atendidos bairros e balneários, mas com roteiros abreviados e frequência reduzida.

Nas áreas centrais e continentais, onde a coleta de lixo ocorre seis vezes por semana, às quartas-feiras à noite passará a ser feita coleta seletiva.

Aos domingos, serão feitas tanto a coleta convencional quanto a seletiva no triângulo central compreendido entre a Mauro Ramos, Beira Mar Norte e Gustavo Richard, de modo que o usuário dessa região terá cinco coletas para rejeito e duas seletivas por semana.

Nos calçadões do Centro, a convencional e a seletiva permanecerão seis dias por semana, num total de 12 coletas.

Nos bairros indicados, será retomada a seletiva uma vez por semana.

O gerente da Divisão de Coleta Seletiva, Bruno Vieira Luiz, explica que a mudança vai alcançar 60% da produção da coleta seletiva na Capital. Embora os roteiros ainda não conseguirão abranger nem metade da área do município, serão feitos nos locais onde a geração de recicláveis é concentrada.

"Essa é a tendência, vamos monitorar o desempenho em tempo real para verificar se os objetivos serão alcançados e em quanto tempo será possível deflagrar a fase três, restabelecendo por completo o serviço", aponta o engenheiro sanitarista.

COMO DISPOR PARA COLETA

Nos dias de coleta convencional, o usuário deverá dispor o rejeito (lixo como o de banheiro, que vai para aterro sanitário) em contentores, conforme Lei 113/2003. Nos dias de coleta seletiva, os recicláveis secos (embalagens de plástico, vidro, metal e papel) devem ser dispostos em sacos claros e transparentes.

"A Comcap está retomando a seletiva de forma gradual e orientada para a segurança das pessoas na cadeia da reciclagem", aponta o presidente Lucas Arruda. A pandemia, observa ele, acabou criando uma oportunidade de avaliar as metas Floripa Lixo Zero 2030 e de readequar custos públicos otimizando equipes e equipamentos.

ECONOMIA DE RECURSOS E MELHOR RESULTADO

"Esses são tempos de escassez, temos que tornar os serviços públicos mais simples, limpos e fáceis para alcançar melhores resultados. A coleta de resíduos em Florianópolis passará a usar as mesmas equipes e o mesmo tipo de equipamento para fazer a coleta de rejeito e de recicláveis. Para isso, será absolutamente necessário que o usuário colabore, separando recicláveis dos rejeitos e orgânicos _ as três frações dos resíduos _ e dando o destino adequado a cada uma delas", resume Lucas Arruda.

MUDANÇA COM PANDEMIA

A coleta seletiva da Comcap foi suspensa em 19 de março por conta do fechamento dos galpões de triagem da Grande Florianópolis em contenção sanitária relacionada à pandemia Covid-19.

A autarquia manteve ativa a modalidade de entrega de recicláveis na rede de seis Ecopontos e de 38 pontos de entrega voluntária de vidro (PEVs). Quando se preparava para retomar a seletiva, em 20 de abril, a Comcap foi atingida por decisão judicial que afastou praticamente 400 empregados mais vulneráveis à Covid-19.