Exclusivo: Falta de fiscalização resulta em abusos na Praia do Moçambique

Trânsito de veículos sobre a faixa de areia é proibido, mas falta fiscalização no local

Veículo encalhou após sair da praia e foi "resgatado"por outro

Veículo encalhou após sair da praia e foi "resgatado"por outro

Ela é a maior praia em extensão de Florianópolis. São 13 quilômetros de paisagens exuberantes e uma combinação perfeita entre mar e natureza. A Praia do Moçambique é uma daquelas joias preservadas de Florianópolis. Mas, como um recanto natural, dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, a praia sofre com a ação do homem. O flagrante foi feito na última quinta-feia (26) e mostra veículos que encalharam ao retornar da faixa de areia praia. Os veículos não deveriam estar ali, mas como não há fiscalização o local é praticamente "terra sem lei".

Alguns motoristas trafegam no local com prudência, mais há reclamações de excessos, como alta velocidade e manobras perigosas. O local é frequentado por moradores, turistas e por amantes da natureza.

FALTA DE EFETIVO

A Polícia Militar Ambiental tem apenas dois policiais por plantão para atender todo o Parque, e neste trabalho está incluso o resgate de animais. Segundo apurou a produção do Portal Norte da Ilha, patrulhamentos são realizados diariamente, mas veículos sobre a faixa de areia da praia deixam de ser prioridade. São tão corriqueiros que algumas pessoas até se acostumaram com a cena, o que na verdade, trata-se de uma infração de trânsito, que pode até resultar em multa e na retenção do veículo.

CÂMERA DE SEGURANÇA

Não é de hoje que a Associação de Moradores do Rio Vermelho ( AMORV) tem cobrado das autoridades a implantação de câmera de segurança no local. Na última reunião do Conselho de segurança do Norte da Ilha, realizada no dia 13/12 (Veja matéria aqui), acompanhada pelo Portal Norte da Ilha, o presidente da Associação, João do Bericó, fez novamente o pedido para o comando da Polícia Militar para que o local seja monitorado por câmeras. Ouviu das autoridades que não há viabilidade técnica no local.

ORIENTAÇÃO

Segundo a Polícia Ambiental, o trânsito de veículos sobre a faixa de areia na Praia do Moçambique é ilegal e pode ser denunciado pelo telefone 190.


Acompanhantes Goiania